Compartilhe Arte e Cultura!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Palhaço Piolin

Abelardo Pinto, o Palhaço Piolin

Considerado “O maior palhaço do mundo”, Abelardo Pinto, o grande Piolin, foi um palhaço brasileiro com grande reconhecimento mundial, destacando-se pela comicidade e habilidades de ginasta e equilibrista. No Brasil, o dia do seu nascimento, 27 de março,  foi escolhido para comemorar o Dia do Circo.

Piolin nasceu em um circo e dedicou toda sua vida a carreira circense. Por mais de 30 anos comandou o Circo Piolin. Por seu talento e  engajamento em divulgar a arte e a cultura, Piolin foi homenageado por artistas e intelectuais da Semana de Arte Moderna, em 1922 como o maior artista popular brasileiro. Morreu aos 76 anos em 1973, antes de realizar um grande sonho: montar uma escola de circo  para manter as tradições da arte circense.

Intrepida Trupe

Intrépida Trupe

Mais de 40 anos depois de sua morte, muitos artistas mantêm vivo o  ideal de perpetuar esta cultura. Seja através da manutenção das antigas tradições passadas de pai para filho ou através das escolas de circo contemporâneo. A Escola Nacional de Circo, primeira escola de circo brasileira, foi criada em 1982. Depois disso, outras escolas se espalharam pelo Brasil, onde jovens aprendem técnicas circences, formam grupos e se apresentam ao público. O Nau de Ícaros, o Teatro de Anônimo, o Circo Escola Picadeiro, o Linhas Aéreas, a Intrépida Trupe, os Parlapatões, o Circo Mínimo, os Acrobáticos Fratelli, Patifes e Paspalhões, são exemplos de grupos que fazem parte do Circo Contemporâneo Brasileiro.

Circo, Arte Educação e Cidadania - Espetáculo Abracadabra

Circo, Arte Educação e Cidadania – Espetáculo Abracadabra

Além da formação artística, muitas destas escolas de circo tem um papel socio-cultural importante, ao oferecerem à crianças e jovens oportunidades de através da arte circense vencerem obstáculos sociais. É o caso do Circo Crescer e Viver, do Rio de Janeiro e do Circo, Arte Educação e Cidadania de Ouro Preto-MG.  Projetos que valem a pena conhecer e apoiar. Fazem com louvor umas das mais importantes missões da arte ao tornar o picadeiro um ambiente de transformação de vidas.

Viva o Circo!!

Assista vídeos da categoria  Circo em:  http://1verso.tv/category/videos/circo/

 

Deixe seu recado.